top of page

O que é Cura?

  • Foto do escritor: psicologabmscardel
    psicologabmscardel
  • 16 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura



ree

Esse texto fala sobre a CURA dentro de um processo psicoterapêutico. O termo possui uma compreensão bem enraizada em nossa cultura e por isso achei que seria melhor "dar uma volta" contando uma pequena história para que a ele possa ser entendido de uma maneira diferente do habitual.  Pra quem tiver curiosidade, aí vai. (É curtinho!)

 

Catalunha, um pedaço da Espanha recheada de imigrantes, mas com muitos nativos também. Nessa região, faz-se questão de preservar a língua materna do seu povo, o Catalão. No Catalão encontramos a poesia das línguas românticas que estão enraizadas no latim o que promove a nós, brasileiros, alguns encontros curiosos e felizes ao estarmos em relação com alguém que fala essa língua.

 

Foi o que aconteceu comigo um dia na estação de trem em direção à Barcelona. Acho importante contar algo sobre meu Catalão. Eu nunca tinha tido contato com a língua até chegar aqui. Às vezes, ouvindo conversas entre eles eu pensava "Uau, o que será que eles estão falando?". Depois de um pouco de tempo em convivência com a língua, fui notando nela palavras do castelhano, do italiano e, pra minha alegria, também do português mais lindo do planeta (o brasileiro).  E nesse dia, na estação de trem, tive a felicidade de ouvir uma palavra que identifiquei de imediato (que alegria para quem está distante da língua materna). Naquele dia, ouvi com clareza a palavra que dá o norte deste texto: Cura!

 

A frase era simples e mais ou menos assim "cura les teves pertineces"… traduzida na minha cabeça: Cuidado com seus pertences.  Ou seja, eles dão um sentido de CUIDADO para a palavra cura*.

 

E o que é cura pra gente no português brasileiro? Vai ter um sentido de se livrar de uma doença, não é? "Me curei de um resfriado", por exemplo.  Agora quando a cura adquire esse sentido de cuidado, como ela fica?  Neste sentido, a cura é quando estamos colocando nossa atenção em algo. Quando nos ocupamos de alguma coisa e fazemos aquilo com atenção.

 

Esse é o sentido da cura na terapia. Quando falamos de cura na terapia, estamos falando de tomar conta de nós mesmos, com atenção, com cuidado.  Então se a gente fala "quero me curar da tristeza" para um médico, é possível que ele vá prescrever um medicamento para regular hormônios para que a gente não sinta tanta tristeza. Este é o sentido da cura que estamos habituados.  Agora quando a gente vai curar a tristeza na psicoterapia, significa que vamos investigá-la, compreendê-la, dar atenção a ela (a nós mesmos) e às coisas que à envolvem. Como ela é sentida? Como ela é recebida? O quanto ela interfere em nossa relação com os outros? Nesse sentido, nos ocupamos de nós mesmos. O papel do terapeuta nessa relação, e dentro da psicoterapia, é contribuir para essa analítica de cura. O terapeuta tem uma escuta afinada para o que está velado na história que está sendo contada. Vai perguntar, pontuar e mais que tudo, escutar atentamente o que está sendo dito. O resto é história (nossa história!)…e cura.

 

*atenció a vetlar pel bé o pel bon estat d'algú o d'alguna cosa, a fer a cosa con cal - diccionari.cat

 
 

Psicóloga  Bruna de Melo Scardelato - CRP: 06/192175

bottom of page