Já teve medo de ser julgada/o em terapia?
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Antes de mais nada, quem vai para uma psicoterapia?
Na terapia encontramos espaço para que qualquer pessoa possa:
ouvir a si mesma;
reconhecer suas emoções;
organizar seus pensamentos;
ser acolhida;
esclarecer conflitos;
vislumbrar possibilidades de ser e agir, etc.
Muita coisa intima, né?!
E aí, especialmente antes de começar um processo terapêutico ou no início dele, pode ser que haja receio de julgamento.
Outra coisa que acontece bastante também é esperar receber um diagnóstico logo de cara.
Então, para diminuir a preocupação quanto a ser julgada/o pelo psicólogo, vou trazer aqui como é o atendimento do nosso ponto de vista.
Não estamos preocupados a tabelar sinais e sintomas. Sim, conhecemos tabelas, testes e manuais imensos de psicodiagnósticos, mas quando estamos com alguém sabemos que nenhuma pessoa pode ser resumida em esquemas gerais.
Estamos profundamente implicados, de corpo inteiro, com presença e escuta muito atenta para saber cómo é para aquela pessoa vivenciar tudo o que nos vai revelando.
Nossa implicação está em conhecer sobre quem está ali, suas histórias e seus sonhos. Queremos saber como tem lidado com as interpéries da vida e como é para aquela pessoa viver o que tem vivido.
Geralmente após os primeiros atendimentos, a forma de como a psicoterapia acontece vai ficando mais clara para quem está sendo atendido. Para nós é extremamente gratificante poder acompanhar alguém com a coragem de estar ali, querendo, entre tantas outras coisas, compreender-se melhor.


